sexta-feira, 29 de maio de 2009

Moçambique: aspectos econômicos


A economia moçambicana ainda apresenta características de um padrão de tipo colonial, onde o traço dominante é a exportação e recursos naturais.
Cerca de 45% do território moçambicano tem seu potencial voltado para a agricultura, ao passo que 80% dela é de subsistência. Florestas nativas ainda sofrem com a extração de madeira.
Após guerras civis e enchentes ocorridas no país, a reconstrução da economia foi dificultada pela existência de minas terrestres não desativadas.
Os principais produtos agrícolas são: algodão, cana-de-açúcar, castanha de caju, copra (polpa do coco) e a mandioca. A pecuária deriva dos bovinos, suínos e ovinos, e a pesca é bastante reduzida. A indústria se classifica em alimentar, têxtil, vestuário, tabaco, química e bebidas.
Moçambique tem um grande potencial turístico, obtendo destaque com mergulhos em seus mais de 2.000 km de litoral.

5 comentários:

  1. Não fiquei muito feliz porque não a apanhei toda a informação mas por outra parte estou feliz

    ResponderExcluir
  2. Não estou muito satisfeito, mas o conteúdo que aqui tem, cuadunam com os meus programas só que faltou mas a cultura como é que era Moçambique... talvez peco de mas mas nós devemos saber a nossa origem e tudo antes da nossa era e na vida atual, tem mas conteúdos dos árabes e portugueses.

    ResponderExcluir
  3. Moçambicanos tem o dever de conhecer a sua verdadeira história.!

    ResponderExcluir
  4. Publiquem material que insta no conhecimento do povo moçambicano a fim de conhecerem a sua real historia econômica.

    ResponderExcluir